Blog

Tem um motivo pelo qual seu negócio não decola: você não o conhece

Tenho certeza que no dia a dia do negócio, não sobra tempo para estratégia e planejamento. Tirando 30 minutos do seu dia você modela o seu negócio.

2 min

A Matriz Swot, o clássico da administração, ainda funciona muito bem. Para não dizer que só de ferramentas dos anos 2000 vive a inovação, a Matriz Swot (ou Matriz Fofa) complementa muito bem uma estratégia de negócio, pois ela possibilita a análise interna e externa. 

Para ser bastante prático, tenha em mãos a ferramenta agora, você pode baixar nosso modelo em folha A4 e ir preenchendo. Você pode entrar aqui e baixar o nosso modelo.

 

Business Model Canvas a tela de negocios por Urgeo Estrategia Digital urgeo.br

 

São 4 quadrantes: Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. De forma muito prática e visual você pode dar vida a essa análise comas informações que dispõe hoje. Vamos lá? 

 

Forças

Primeiro fator interno, este é gerenciável pela empresa. Aqui você precisa buscar quais são as fortalezas do seu negócio, quais elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência. A famosa vantagem competitiva. Pode ser material ou imaterial, o ponto aqui é deixar tudo claro e mapeado. 

 

Fraquezas:

Segundo fator interno, também gerenciável pela empresa. Aqui você fará o caminho oposto e irá escrever as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem seu negócio em relação à concorrência. O que ainda precisa ser melhorado.

 

Oportunidades:

Primeiro fator externo, este já fora do controle, pode apenas ser gerenciado de forma superficial, mas de igual importância. Sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade de crescimento para o negócio. Coloque aqui tudo aquilo que representa uma oportunidade de crescimento de negócio e mercado. 

 

Ameaças:

Segundo fator externo, este também fica fora do controle direto da empresa, pode apenas ser gerenciado de forma superficial, mas de igual importância. Todos os elementos ou cenários que criam um ambiente desfavorável para a empresa são ameaças para o negócio. Um exemplo simples? Crise econômica. Outros pontos que advém do externo e afetam negativamente o negócio podem ser ameaças.

 

O que fazer com tudo isso?

 

Análise agora as informações que você adicionou no seu quadro, o principal ponto aqui é observar se há um desequilíbrio muito grande entre os pontos positivos e os negativos na matriz. Mais ameaças e fraquezas do que oportunidades e forças? Sinal vermelho! Mais oportunidades e forças do que ameaças e fraquezas? Ótimo, sua vida estratégia está funcionando bem! Analise os dados que você consegue tirar dessa matriz e crie novas formas de inovar a partir destas informações.

Já ouviu o nosso podcast?

Nosso podcast, Realidade Distópica já está disponível na sua plataforma preferida. Está esperando o que para ouvir?

Fique por dentro
das novidades

Você quer informações. Você quer agir. Nós queremos te ajudar.

Loading...