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O que é Transformação Digital

...e por que você não pode ficar fora desta tendência!

5 min

Talvez você não seja parte ativa da mudança da Transformação Digital, mas sem dúvida você vive sobre o paradigma deste novo momento de mercado. Incorporar a Transformação Digital nos negócios não é mais uma questão de opção, mas sim de quando fazer. O mundo está mudando cada vez mais rápido e empresas que não fizerem sua transformação agora, talvez não tenham espaço no mercado do futuro.

A Transformação Digital é muito maior do que você imagina, vai além de fazer um “scanner” na sua empresa para o digital, envolve repensar, diretamente, o modelo de negócios que você vem aplicando até então e é aí que o jogo realmente começa. Para além do uso da tecnologia como ferramenta de mudança de negócio, outros aspectos como: cultura empresarial, processos, comunicação organizacional, operações, vendas, marketing, recursos humanos e… basicamente todas as áreas da sua empresa vão precisar ser revisitadas. Afinal, você faz as mesmas coisas da mesma forma há quanto tempo mesmo?

A tecnologia se tornou uma forte aliada dos negócios nos últimos anos: sistemas, automação de processos, mensagens diretas, chamadas de vídeo e tantas outras ferramentas tecnológicas ajudaram diversos negócios a atingirem o próximo nível em termos de crescimento. 

Talvez seu produto ou serviço pode não estar relacionado diretamente pelo uso da tecnologia, mas o seu negócio é conhecido, comunicado e julgado por este meio. Todos os negócios do futuro devem ser capazes de se conectar ao digital e atender às necessidades de seus clientes através de experiências digitalizadas. Faça um exercício simples: onde você procura quando quer saber referências de uma empresa?

Entendeu?

Sua estratégia digital é mais importante do que nunca. Saber utilizar da tecnologia como meio para liberar o potencial humano é o caminho para o futuro. Para isso, comece a Transformação Digital repensando o seu modelo de negócios, qual é a sua estrutura atual de operação, vendas e entrega do seu serviço, entenda seu cliente e o processo que ele faz para encontrar a sua empresa e, depois deste passo, pense quais ações você pode fazer para integrar o digital no centro do funcionamento da sua empresa, tornando a tecnologia parte da cultura, ou do DNA da sua empresa.

Ficou difícil imaginar como fazer isso? Então olha só o exemplo da Netflix. Você sabia que ela surgiu como um sistema de delivery de DVD por correio? Isso mesmo, em 1997, ainda no ápice do uso de videolocadoras a Netflix disponibilizava um cardápio de opções de filmes para locar em DVD e entregar na casa de quem fazia essa locação, já uma revolução em termos de experiência do cliente no uso de videolocadoras. O crescimento foi grande nos próximos anos, tanto, que em 2000, uma proposta de venda foi feita à Blockbuster, a maior distribuidora de locação de DVD na época. A rede teve a chance de comprar a Netflix por US$ 50 milhões de dólares (sendo que hoje a Netflix é avaliada em torno de US$ 187,3 bilhões em abril de 2020).

Após a recusa da compra, por entenderem que este modelo de negócio não iria vingar com o público, a Netflix continuou crescendo, já em 2002 fez seu IPO (Oferta Inicial de Ações) na Bolsa de Valores colocando as ações por US$ 15 dólares, valendo hoje US$ 422.12 dólares. Nos próximos anos, a Netflix enfrentou problemas em equilibrar as contas, 2002 e 2003 foram anos alarmantes para a saúde do negócio, mesmo assim, a persistência na mudança e o investimento na experiência do cliente fizeram com que a empresa ganhasse cada vez mais espaço, fazendo com que, em 2007, no ápice de crescimento, a Netflix anunciou uma nova transformação: o streaming.

Essa segunda Transformação Digital da Netflix foi o que fez tudo mudar no cenário da empresa, mas também de entretenimento mundial. O Watch Now foi um risco enorme para a Netfllix, mas aos poucos foi ganhando espaço e assinantes, inovando acima do que qualquer outra empresa conseguiria pensar no período. Em 2010 a Blockbuster enuncia a falência, enterrando de vez a era dos DVD’s e marcando a expansão internacional do sistema de streaming da Netflix.

O ponto aqui sobre esse exemplo de Transformação Digital é: esteja preparado para matar o seu próprio modelo de negócios, antes que o mercado o faça, como a Netflix fez. Abrir uma entrega de DVD em casa já foi revolucionário em 1997, agora apostar todas as fichas do streaming em 2007 quando nem se falava ainda neste formato de mídia foi arriscado, ousado e pagou o investimento. Uma visão de mudança antes da crise, pode ser a diferença entre prosperar na mudança ou sofrer para correr atrás do prejuízo.

Talvez você esteja ouvindo falar da Transformação Digital há muito tempo e entenda que esse termo não é mais tendência ou novidade, mas talvez seja justo este ponto que você está errando: Transformação Digital não é um lugar para chegar, é o caminho a percorrer. Se não for agora para mudar, o mercado do futuro é que não vai esperar pela inovação, assim como fez com a Blockbuster.

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