Blog

Posicionamento digital para além do pack de template do Canva

Um bom posicionamento digital envolve uma única coisa: clareza. Você tem o que é necessário?

Eu sei que o digital parece uma coisa de outro mundo, entre memes, tendências, influenciadores, gurus e números, está faltando clareza sobre o básico bem feito. Por isso, sempre é bom lembrar que o feijão com arroz ainda funciona e muito bem. Para um bom posicionamento, o básico bem feito significa um planejamento bem feito com base em clareza sobre a comunicação e a marca.

Estratégia é clareza posta em ação.



Acredito que a prática tem tido cada vez mais peso em atuação com áreas tão novas ou que possuem tanto espaço para inovação, como marketing digital e justamente por isso aparecem mil formas de fazer a mesma coisa, caminhos completamente diferentes e ferramentas cada vez mais práticas. Juntando 5 estrategistas digitais em uma sala com um posicionamento a ser feito, saem 15 estratégias diferentes, justamente por esses pontos e é isso que torna esse universo mais complexo para quem olha de fora.

Mas afinal, qual é esse tal de arroz com feijão para um bom posicionamento?



Primeira coisa é sempre ter clareza, por isso, não tenha medo de abrir um leque enorme de opções e ir decidindo o que é essa comunicação. Para isso, é essencial entender alguns pontos (e aqui entra o tal do existem vários caminhos). Para mim, nos meus projetos, o essencial é:

  • Segmento que atua
  • Produto ou serviço comercializado
  • Qual problema resolve com o trabalho
  • Qual a solução que apresenta
  • Quais são os concorrentes
  • Qual o diferencial de mercado
  • Missão, visão e valores
  • Golden Circle
  • Público Alvo
  • Persona
  • Canais
  • Tom de voz
  • Palavras chave
  • O que a marca quer
  • Referências/inspirações


Um checklist e tanto, não é? Por isso que eu digo: o básico bem feito exige clareza. Estudar esses tópicos levam um pouco mais tempo e dedicação para o planejamento e aqui entra o papel central do estrategista digital, o qual pesquisa, ajuda a definir e a criar todo esse posicionamento. Esse é o meu principal produto hoje: o branding. Criar um posicionamento com base em autenticidade, referências de mercado e muita criatividade.

Desse ponto inicial sai o primeiro item: a estratégia, o porquê vamos nos posicionar com suas principais diretrizes. Depois disso, vamos para a Linha Editorial, que é a definição dos assuntos que vão ser tratados nesse posicionamento. Eu faço a Linha Editorial ou em planilha ou em documento editável, o que facilita a vida. Para a linha, você vai precisar definir quais assuntos quer falar, quais vão ser os tópicos de discussão e os formatos de publicação, bem como quais dias na semana e a frequência desse conteúdo.

Até aí moleza?



Agora que vem a parte mais importante de tudo isso: manter a consistência, frequência, qualidade e a identidade visual durante essa produção. Planejar vai ser fácil perto da execução, análise de informações e a operação do dia a dia, a qual envolve muito do produtor de conteúdo. Justamente aqui que entra meu segundo principal produto do momento, a gestão do posicionamento como uma estrategista dentro das equipes internas de marketing dos clientes, uma forma de manter tudo produzindo e trazendo resultados.

Afinal, você já sabe, o digital é jogo de longo prazo e exige um pouco mais de dedicação do que copiar um template pronto do Canva.

Para saber mais como isso funciona na prática, entre em contato pelos canais da Urgeo e entenda sobre o planejamento de branding, um produto ideal para todo posicionamento que se destaca frente ao padrão "mais do mesmo" do mercado.

Já ouviu o nosso podcast?

Nosso podcast, Realidade Distópica já está disponível na sua plataforma preferida. Está esperando o que para ouvir?

Fique por dentro
das novidades

Você quer informações. Você quer agir. Nós queremos te ajudar.

Loading...