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Os 6 pilares do posicionamento digital que vende

O cliente primeiro compra você e depois compra de você. Essa métrica serve para produtos e serviços, identificação é essencial para a compra e o posicionamento é o que proporciona essa venda

Pessoas compram de pessoas, com identificação, valores, proposta e posicionamento que se encaixe com o atual momento desse cliente, por isso, é tão importante que marcas - pequenas ou grandes, de produtos ou serviços - olhem para o posicionamento como um fator estratégico para vender no online ou no offline.

Dentro de um mar de regras sendo postas na mesa do marketing digital, eu acredito que existem poucas regras em marketing - as quais estão mais relacionados com fatores técnicos - e as que existem, podem ser quebradas a depender da situação, por isso gosto muito de utilizar diretrizes, como os 6 pilares para o posicionamento digital que vende.

Guardo essas pequenas guias de trabalho para que os projetos tenham um norte claro, mesmo que as ferramentas, formas de fazer e necessidades sejam diferentes. Dentro de posicionamento, considero que existem 6 pilares essenciais que fazem um posicionamento ser além de postagens nas redes sociais:


1 tom de voz próprio



Tom de voz é o que dita a personalidade da marca, é esse tom de voz que faz com que o cliente identifique o conteúdo, associe referências e lembre da sua forma de fazer as coisas. É aqui que o cliente pode totalmente se identificar ou não - o que é bom também. Ter um tom de voz significa definir se a comunicação é feita no feminino, masculino ou gênero neutro, por exemplo. Ou definir que a comunicação não usa palavrões, ou que o jeito de se referir ao público é como "seguimores" por exemplo, são formas de gerar pontos de conexão da sua marca com o seu cliente.

Um exemplo muito forte de tom de voz claro é a forma que a Moving Girls criou a identidade da marca dela, sempre trazendo elementos visuais e de comunicação que conversam entre si, entre o público e entre a personalidade da CEO da marca.


2 identidade visual consistente


Não basta ter um tom de voz claro, a identidade visual precisa combinar com essa ambientação da marca. Elementos visuais, como tipografia - a família de fonte utilizada - paleta de cores, elementos gráficos, inspirações visuais, referência de identidade visual... tudo isso que pode muito bem ser entendido e pensado através de um moodboard ou um painel de referências.

Um exemplo de identidade visual muito consistente é a Ilustralle, uma papelaria digital que tem não somente o tom de voz totalmente alinhado, mas a parte visual do feed, stories, produtos, embalagens e pontos de contato muito bem alinhados. Um presente para os olhos.


3 proposta de valor clara


Proposta de valor é aquela coisa que parece óbvio que toda marca tenha - o diferencial de mercado ou competitivo - mas que na verdade, é bem difícil que as marcas tenham esse ponto com clareza desde o início do trabalho. Muitas vezes, a proposta de valor acaba mudando ou afinando ao longo do tempo, mas é essencial que marcas saibam que estão vendendo uma experiência ou resolvendo um problema. Assim como nós, pessoas, marcas também atuam com base na dor ou no amor.

Uma proposta de valor muito clara é a da Apple, sempre com produtos cada vez mais parecidos com o anterior, mas com valores lá em cima, a marca conquistou uma bela legião de fãs da marca, os quais sentem na prática essa proposta de valor e continuam não somente a consumir da marca, mas a indicar para amigos também.


4 geração de valor de forma gratuita


O mercado hoje é abundante, com tanta oferta semelhante e tantos canais digitais para divulgar o próprio trabalho, cada vez mais é preciso gerar valor antes do fechamento da venda, uma vez que o cliente possui muitas opções para comprar e sem aquela "amostra grátis" fica difícil fechar vendas. Já se falou que o conteúdo era o rei do marketing, mas hoje a experiência está mais nesse lugar. Agregar, somar antes de receber. Marketing é, afinal, o ato de servir.

Existem vários exemplos enormes de bons produtores de conteúdo, mas eu gosto bastante do case do Me Poupe, de Nathalia Arcuri, a qual começou como um canal de finanças no Youtube e hoje é não apenas o maior canal de finanças da América Latina, mas também uma empresa privada em pelo funcionamento. Tudo isso com base em gerar valor através de conteúdo em diferentes formatos e plataformas.


5 atendimento de excelência


Atendimento é o que diferencia, muitas vezes, o fechamento com uma marca ou outra, pois é no atendimento que o cliente sente a segurança necessária - ou não - para fazer o fechamento da sua venda. Um atendimento de qualidade significa não deixar o cliente falando sozinho nos comentários, na direct, ser verdadeiro e real sobre o que está falando e, principalmente, se importar com quem está atendendo.

Um exemplo muito legal é o atendimento do Nubank, o qual tem um alinhamento incrível entre todos os canais de comunicação. Para além de atendimento, o banco realiza uma experiência de encantamento com o cliente.


6 construção de uma comunidade


Comunidade é palavra do futuro, porque está sendo construída no presente. Ter uma comunidade é muito importante para as pessoas que fazem parte do entorno do seu negócio, seja entre fornecedores, clientes, parceiros... essas pessoas são essenciais para o funcionamento do seu negócio e precisam estar envolvidas dentro de uma comunidade ou rede de negócios.

O exemplo disso é a comunidade construída em torno da Netflix, sendo chamada de chefa pelos atores e atrizes que participam dos filmes nacionais, fazendo diversas piadas próprias e construção de momentos únicos, como o evento "Tudum" voltando para os fãs da marca.

Agora deu para pegar o caderninho e anotar tudo isso? Para você que todos esses itens ainda parecem distantes, entre em contato, tenho o planejamento ideal para fornecer a melhor estratégia de posicionamento para o seu negócio.

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