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O seu cliente não quer apenas ofertas "mais do mesmo"

O que o seu cliente realmente quer é se conectar com a sua marca através da identificação de valores e perfil

Estamos em uma fase crítica para o andamento do calendário de vendas: o final de ano, chegando nas datas mais importantes para o varejo e comércio no geral, mas... será que o seu negócio está realmente bem estruturado para melhor aproveitar estas datas de acordo com o seu público e estratégia de negócio?

Mais do que uma oferta, você precisa ser estratégico

Percebeu que a famosa Back Friday no Brasil virou quase uma mentira de vendas? O que era para ser apenas um dia de ofertas dedicadas e incríveis virou semana, virou mês e até mesmo pré-Black Friday. Essa mudança tão grande na utilização da data, alinhada com falsas ofertas ou condições não vantajosas e até mesmo com aumento de preços no anterior a data com "normalização" dos mesmos no período, fez com que os clientes tivessem uma desconfiança em realizar compras maiores nesses períodos.

Uma solução prática, eficiente e essencial para que a sua oferta esteja em destaque das demais é que você olhe essa data, por exemplo, como estratégica, ou seja: olhe para ela como uma ação que está além de colocar uma oferta na rua, panfletar descontos e produtos. Precisa ser um momento em que você olhe para alguns aspectos importantes:


Objetivos de negócio


O mais importante é que o seu negócio tenha bem alinhado alguns objetivos estratégicos, os quais devem ser seguidos e trabalhados através do marketing digital, por exemplo. Se o seu objetivo é a queima de estoque ou a fidelização de clientes esporádicos ou até mesmo a conversão de leads, são chegadas que fazem caminhos totalmente diferentes entre si, tornando a estratégia para cada situação completamente única e dedicada.


Condições de produção


Se você tem um estoque comprometido ou uma produção limitada, é bom analisar qual o ponto de equilíbrio que possui entre oferta e demanda, para que não acabe frustrando os clientes na entrega da compra. Entenda que a venda não se dá apenas no fechamento do carrinho/passar o cartão, mas sim em todo o processo de atendimento, compra, suporte ou contato após essa venda, por isso, entenda bem sua capacidade antes de abrir muito o leque de ofertas.


Branding e posicionamento da marca


Não faça uma oferta desalinhada com a sua marca apenas porque outros players de mercado estão fazendo, a sua marca não é "Maria vai com as outras". Entenda o seu posicionamento e seja fiel a ele, aplicando boas práticas de branding na hora de ofertar algo novo para o seu público. Pense, por exemplo, se a sua marca se posiciona como luxo, faz sentido colocar um "saldão?", um "o gerente ficou louco?" pois é... Faz muito mais sentido uma oferta de "acima de X valor, ganhe um presente especial", por exemplo. Tudo é sobre como você se comunica.


Estratégia de personalização e fidelização


Saia do tradicional discurso massificado do marketing de panfletagem, o momento de agora é sobre personalização de ofertas, ou seja, a criação de diferentes jornadas do cliente para cada momento do seu público. Se você já consegue segmentar o público, está na hora de ativar campanhas especiais, que falem com cada particularidade, por exemplo, se o seu público é de mães e você consegue segmentar entre futuras mamães, mães de primeira viagem ou mães de gêmeos, você já consegue ter muito direcionamento de personalização da oferta, atingindo o ponto certo para efetivar a venda, novamente.


Condições de entrega


Além de estoque, outra questão importante a considerar é que é um período em que as empresas de entrega estarão completamente lotadas de trabalho, ou seja, será basicamente impossível manter as tradicionais ofertas de tempo de entrega ou valores, a depender da companhia que oferece o transporte. O ideal é sempre calcular esses imprevistos e manter o cliente consciente da necessidade de prazos maiores. O interessante pode ser, por exemplo, criar uma caixa especial de entrega para a Black Friday, escrita "ufa, demorei, mas cheguei" e uma cartinha explicando que os prazos normais são X, mas que a data pediu X tempo a mais, isso humaniza e aproxima o cliente da marca.


Pós-vendas


Outro item essencial é o pós-vendas, ou seja, aquele atendimento personalizado que todo cliente exige ter após a compra. Muitas vezes, é necessário aumentar ou até mesmo realocar pessoas para a equipe de atendimento para que ninguém fique esperando demais. Outro detalhe é criar protocolos de atendimento ou de respostas para que todos estejam alinhados e falando no mesmo tom de voz com os clientes.


Métricas de resultados


Por fim, analisar esse trabalho todo. É muito importante que as ofertas que saiam para os clientes sejam monitoradas e analisadas como métricas de resultados, para entender a preferência do público e como melhorar ainda mais as ofertas com base nos dados obtidos no perfil de compra dos clientes, uma forma muito mais objetiva e prática de fazer essa atividade.

Quer planejar o seu calendários de ações para 2022 de forma muito mais estratégica e direcionada? Entre em contato e vamos conversar! Temos a solução ideal para negócios que estão na fase de planejamento para ter um ano bombástico em vendas.

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