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Descubra quais são os pilares centrais para sua estratégia digital sair do papel de uma vez por todas

Para além de calendário editorial e plano de campanhas de marketing, a estratégia digital também é composta por vários elementos centrais, você sabe quais são eles?

A primeira coisa essencial a falar aqui é que não há um jeito único de se fazer estratégia digital. Entre modelos, formatos e métodos, encontramos uma ampla variedade de formas que a estratégia pode se apresentar, mas, sempre vamos acabar caindo em alguns elementos essenciais desse planejamento, você sabe quais são?

 

Segundo Peter Druker, “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes” e é justamente isso que procuramos quando estamos fazendo uma estratégia digital. Olhar para o posicionamento como uma ação que está além de fazer um “postzinho” no Instagram, mas sim como um plano conjunto de ações que externalizam o que a empresa é e procura.

 

Tenha clareza sobre o seu porquê.

 

Se quiser saber mais sobre a importância do porquê, assista o TED Talk de Simon Sinek, “How great leaders inspire action” e entenda que o mais importante é a motivação que faz tudo acontecer. Defina em uma frase clara, que gere ação.

 

Tenha clareza sobre seus objetivos.

 

Enquanto o propósito serve como uma bússola que guia ações no longo prazo, demonstrando para que a empresa veio ao mundo, os objetivos servem como pequenos “check points” de resultados mais rápidos, mostrando na prática que a empresa cumpre o seu propósito no dia a dia através de ações.

 

Tenha clareza sobre seu público.

 

Com quem você procura se comunicar, vender? Quem faz parte da sua comunidade? Quem são essas pessoas, o que fazem, o que gostam? Aqui são tantas perguntas que podem ser feitas que o básico é: quanto mais você souber sobre essa persona, melhor é para o negócio.

 

Tenha clareza sobre a sua oferta.

 

É muito importante definir o que está ofertando para o seu cliente, entender qual é a dor que o cliente enfrenta e qual a solução está ofertando, quais são os benefícios e o diferencial dessa oferta. Tente criar um pitch de vendas dessa oferta, pensando em facilitar a comunicação.

 

Tenha clareza na comunicação.

 

Alinhando todos os pontos acima, crie uma estratégia de comunicação que esteja alinhada com a aplicação dos itens definidos, essa é uma forma mais prática de externalizar para a sua audiência tudo o que planejou. Aqui você pode utilizar da linha editorial e do calendário editorial como ferramentas para organizar a sua comunicação também.

 

Por fim, sempre pense em dados. Lembre-se o que William Edwards Deming fala sobre dados, "O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado." Tenha clareza de que vai ser preciso medir informações de resultados, captar dados e fazer testagem para melhoria contínua da sua estratégia digital, afinal, essa é a única forma de testar e melhorar a sua estratégia cada vez mais.

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