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Como integrar estratégias no PDV dentro da sua estratégia digital

O seu ponto de venda também pode ser uma fonte de ações que levem para o digital, com algumas ações simples, podemos integrar o marketing tradicional com o digital

Uma coisa que sempre falo para meus clientes é que não podemos descuidar do marketing como um todo quando um projeto de estratégia digital é contratado. Desde que as marcas começaram a ter investimento de marketing para o social, parece que muitas estão esquecendo do marketing tradicional: o ponto de venda, um bom material gráfico, qualidade na entrega, atendimento atencioso, pontos de contato bem apresentáveis, enfim… o pacote como um todo.

 

Independentemente do setor, da área de atuação, do tamanho ou da forma de comunicar, é sempre preciso olhar para o marketing como um setor estratégico e o digital, como uma ferramenta de expressão dessa ação. Para você que tem espaço físico que recebe clientes, podemos utilizar uma série de ações que integram o seu PDV - o famoso Ponto de Venda - com o digital, levando o cliente de uma esfera para a outra, mantendo esse cliente sempre envolto na marca.

 

Ponto de Venda é o local em que o cliente entra em contato com o seu produto ou serviço.

 

Já partindo do princípio que a sua marca já possui um posicionamento claro, estratégico e bem planejado, ou seja, uma identidade visual bem definida, slogan chamativa, público alvo bem desenhado, objetivos estratégicos atingíveis, materiais gráficos para clientes, tem missão, visão e valores, pilares estratégicos e um mural de inspiração visual para a marca, vamos para as ações práticas.

 

Separei algumas dicas de como você pode utilizar do digital, das ferramentas e das ações disponíveis através do marketing digital para deixar o seu PDV ainda mais atrativo e chamativo para o fechamento da venda e o retorno do cliente, afinal, isso que queremos, um cliente recorrente, não é?

 

Primeiro, utilize de pagamentos facilitados.

 

Você pode utilizar o QR Code do PIX no seu PDV ou até mesmo um pagamento mais moderno, como via WhatsApp ou um QR Code do PicPay, por exemplo, como forma de agilizar e facilitar os pagamentos.

 

Segundo, catálogo facilitado.

 

Você pode facilitar ainda mais o acesso aos produtos ou serviços colocando um catálogo virtual à disposição dos seus clientes, seja na vitrine física ou no balcão de atendimento, direcionando o link para o catálogo do WhatsApp, por exemplo, é uma ótima forma de manter esse contato conectado com você para além de uma venda pontual, captando esse lead.

 

Terceiro, benefícios para cadastrados.

 

Você também pode oferecer benefícios para os clientes que fazem cadastro, como desconto na próxima compra utilizando da compra online, brinde para próxima compra ou outras ações que incentivam compras futuras. A ideia é coletar informações de contato desse cliente e continuar o relacionamento via virtual, enviando novidades e descontos, por exemplo. Enquanto o cliente te fornece informações de contato ou de consumo, você oferece um benefício em troca para manter o relacionamento.

 

Quarto, acesso ao wifi com check-in via Facebook.

 

Já viu os diversos check-in feitos no Facebook para acessar o wifi, não é? Essa é uma boa forma de dar um benefício necessário ao cliente: o acesso à internet e em troca ganhar uma divulgação e informações do contato, que podem ser usadas em remarketing, por exemplo.

 

Quinto, atendimento online facilitado.

 

Coloque um QR Code direto do WhatsApp para que o seu cliente entre em contato de forma fácil com você, pode ser na sacola da loja, no Ponto de Venda, na vitrine ou até no flyer ou cartão de visitas. A ideia é facilitar uma conversa o máximo possível.

 

De forma geral, existem muitas ferramentas que podem ajudar a criar estratégias de marketing integradas, levando clientes do digital para o físico e vice-versa. Criar experiências é o elemento chave aqui: precisamos estar pensando em formas de facilitar, agilizar e melhorar a vida de nossos clientes e o digital pode fazer isso de forma muito prática.

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