Blog

Transformação Digital: modismo ou necessidade?

Muito mais do que um termo do momento, a Transformação Digital é nossa única opção.

6 min

Aposto que nos últimos meses, tudo o que você tem ouvido é falar sobre a tal da “Transformação Digital”, um mar de estratégias, ferramentas e opiniões sobre como fazer esse movimento de mercado e por isso deve ficar aquele sentimento de “será que esse é mais um dos modismos do momento?”.

Mesmo que pareça algo muito moderno, a Transformação Digital é um conceito que acompanhou a evolução da tecnologia da informação desde a construção dos primeiros sistemas binários, ainda no século XVIII, mas foi com o desenvolvimento do boom do ponto com com a internet em meados dos anos 2000 que tudo acelerou de forma vertiginosa.

 

Não vamos poder parar o avanço da tecnologia.

 

E isso é apenas o começo. Estamos ainda em fase de evolução da penetração de maturidade digital em negócio, afinal, empresas de tecnologia listadas na bolsa representam hoje apenas 3% do PIB brasileiro. Já o investimento total em empresas de tecnologia vêm de dobrando a cada ano, enquanto que a média da alocação em venture capital - ou capital de alto risco - é de 3,5% do portfólio de investimentos totais, com intenção de chegar a 7,4% até 2025 no Brasil. Isso só significa uma coisa: a aceleração da Transformação Digital é iminente e está acontecendo agora.

Pesquisa da Atlantico sobre avanço do e-commerce no Brasil

Estudo feito pela Atlantico sobre o avanço do e-commerce no Brasil.

Segundo estudo da Atlantico, lançado em 1º de outubro de 2020, o “Transformação Digital na América Latina”, avançamos em 10 semanas o que tivemos de crescimento em 10 anos no e-commerce nacional, saltando de 5,8% em 2019 para 12,6% em 2020, o que corresponde a um aumento de faturamento de R$ 75 bilhões de reais em 2019 para R$ 110 bilhões de reais em 2020.

 

Os últimos 20 anos não são nada… se comparados aos próximos 10 anos. 

 

No Brasil, saltamos o número de unicórnios - startups que valem mais de US$ 1 bilhão de dólares - para 13 unicórnios nacionais, um número que era zero há três anos no país. Isso que o radar já mostra outras 13 empresas com potencial para atingir o marco nos próximos anos. E para isso, não tem outra receita que não a adaptação. Entender que a Transformação Digital é muito mais que um termo do momento. Muito mais que um título de palestra e treinamento interno.

Transformação Digital é necessidade para todo profissional, negócio e pessoa que entende que precisa estar atualizada para o mercado cada vez mais complexo, conectado, rápido e digitalizado. Saber ferramentas, conceitos e técnicas são essenciais para que o futuro não crie diferenças sociais e econômicas maiores ainda. Por isso, fique atento para cada oportunidade de repensar o seu modelo de negócio de forma incremental e estruturada.

Para isso, foque nos 5 pilares da Transformação Digital, conforme o autor e pesquisador norte-americano David L. Rogers cita em seu livro, “Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital”: clientes, competição, valor, dados e inovação. Pense a Transformação Digital como um caminho a seguir e não um lugar a se chegar, entenda que ela deve fazer parte da sua cultura de trabalho e não apenas de ações pontuais, como usar um sistema ou automatizar um processo para o digital.

Não existe um passo a passou ou uma fórmula pronta de como realizar esse processo. Todo projeto de Transformação Digital deve ser único e pensado para o momento da empresa, sua maturidade digital, os recursos disponíveis, o tempo considerado, objetivos primários e secundários e uma ampla gama de outras variáveis. Nenhuma resposta vem pronta neste novo momento de mercado.

O que você pode de imediato fazer agora é começar a conhecer o seu negócio, mapear o seu momento atual e pensar de forma mais estratégica sobre como deseja - e pode - começar a atuar sobre essa mudança. Geralmente, o primeiro passo é digitalizar: comprar um software, investir em automação, marketing digital ou outro processo que consideramos como "'porta de entrada". É natural e comum, mas não deve ser o único passo, deve ser sim uma ação dentro de um planejamento de longo prazo para evoluir de forma constante a maturidade digital do seu negócio, para que ele acompanhe a evolução do mercado e não se perca no meio do caminho.

Na nossa aba de materiais gratuitos, você encontra diversos documentos para baixar e repensar o seu negócio hoje.

Já ouviu o nosso podcast?

Nosso podcast, Realidade Distópica já está disponível na sua plataforma preferida. Está esperando o que para ouvir?

Fique por dentro
das novidades

Você quer informações. Você quer agir. Nós queremos te ajudar.

Loading...