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5 livros essenciais para entender sobre marketing digital

Separei 5 indicações de livros que mudaram minha percepção sobre marketing e que podem te ajudar a criar estratégias melhores para o seu negócio

Uma das melhores coisas que aconteceu para o digital foi a possibilidade de que todos podem ser produtores de conteúdo. Uma forma incrível de democratizar o acesso à informação, diminuir o tempo de divulgação de novidades, descentralizar a produção de conteúdo de poucas mãos para muitas. Vários foram os benefícios, mas muitos foram os malefícios também.

A possibilidade de que todos podem ter acesso a produção de conteúdo também significa que mais conteúdo raso é feito, que mais conteúdo sem direcionamento, fundo de verdade ou pesquisa pode ser reproduzido. Vemos isso no dia a dia com fake news e informações retiradas de contexto: acabamos criando um mar de facilidade para a desinformação ao mesmo tempo em que aumentando ainda mais a possibilidade de informação. Um paradoxo, eu diria.

Entre tanto conteúdo raso, segmentado, apelativo e por aí vai dentro do marketing digital, para aqueles que querem aprofundamento, é preciso ir além do conteúdo do post. Ir além do conteúdo do storie. Muito além disso. Livros ainda são nossa maior fonte de pesquisa e entendimento sobre boas práticas e tendências macrossistêmicas para o marketing digital, por isso, separei 5 indicações de livros que mudaram totalmente a minha forma de pensar e criar em marketing digital.



Isso é marketing - Seth Godin

Seth Godin é um profissional referência dentro do marketing e negócios, fazendo parte de uma grande parte da construção do pensamento sobre marketing moderno. O livro "Isso é marketing" é um destes clássicos modernos, o qual trouxe as novas perspectivas sobre como o marketing é feito  a partir da quebra das percepções antigas sobre a publicidade mais tradicional. Foi Seth quem demostrou que marketing é o ato de servir, um ato generoso de empatia, resolver problemas e se importar sobre o outro.

A forma de Seth ver o marketing completamente revolucionou o mercado, pois foi através dela que se popularizou a percepção de experiência do cliente, de colocar a necessidade do cliente no centro do processo de marketing e retirar aquela visão de um cliente passivo, que apenas aceita e compra tudo o que é empurrado para ele. Vale muito a pena a leitura.


A fórmula do lançamento - Jeff Walker

Se você acha que a Fórmula de Lançamento é uma invenção brasileira, sinto lhe informar que não é. Jeff Walker é o real criador do modelo de trabalho que completamente mudou a forma de vender infoprodutos pelo digital. O método Product Launch Formula™ é um passo a passo para negócios que querem vender pelo digital, o qual incluem estratégias de vendas, divulgação, atendimento, precificação e posicionamento, por exemplo. Mesmo que o método seja muito completo, eu aviso: o livro em si ele é um exemplo perfeito do método de Jeff, um produto de entrada que ativa diversos gatilhos mentais e interesses para compra do método em si.

Para quem estuda marketing esse é o modelo ideal para pensar sobre lançamentos e analisar bem sobre a aplicação de várias técnicas, como os polêmicos gatilhos mentais. Indico a leitura do livro porque ele abre um, leque de possibilidade de atuação e vendas pelo digital para quem nunca pensou em monetizar o seu trabalho pelo digital, uma forma de entrar no universo de vendas no online.



Posicionamento - Al Ries

Al Ries é outro autor clássico para o marketing. O livro é antigo, com pesquisas e cases mais desatualizados, mas vários pontos pilares são atemporais e interessantes para estudo quando falamos sobre posicionamento. O interessante do livro é justamente analisar estes pontos fundamentais, como  o entendimento de que posicionamento é o que você faz com a mente de seu potencial cliente, trazendo a estratégia de posicionamento como a forma mais essencial de diferenciação e destaque para o mercado cada vez mais competitivo.



O Novo Poder - Henry Timms

Este livro é interessante, pois mesmo que não tenha seu direcionamento voltado para o marketing em si, traz um conceito interessante sobre relação de poder entre os atores para que estrategistas repensem sua forma de posicionamento e trabalho no geral. Indico a leitura do livro como fonte inicial, para entendimento do contexto geral do livro e posterior leitura do "Reposicionamento" o qual complementa e atualiza muito bem os dados mais antigos do primeiro livro.


Hit makers - Derek Thompson

Este livro achei bastante "digital", focando em falar sobre como acontecem os "virais". Para o autor, cada produto, serviço, aplicativo, música, vídeo ou afins que viralizam, são sempre resultados do trabalho estratégico em cima de algo como poder, influência ou cultos apaixonados. O autor demonstra, através de dados, psicologia, estudos e antropologia como funcionam os hits mais pop dos últimos anos, como Star Wars. Outro conceito interessante apresentado pelo autor é o do estudioso Raymond Loewy, desenhista industrial e criador da teoria MAYA - “Most Advanced Yet Acceptable", o qual fala sobre um framework certo para criar inovação.

Se você gostou das dicas tenho certeza que vai gostar também do conteúdo que sai semanalmente pelas redes sociais da Urgeo. Uma forma mais leve e descontraída de entender mais sobre o digital. Acesse agora os outros canais e confirma mais.

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